Dezenas de mexicanos ficam feridos em “Festival da Marreta Explosiva”

Autor

Categorias

Compartilhe

A cidade de San Juan de La Vega, no México, recebe anualmente, durante o mês de fevereiro, o “Festival da Marreta Explosiva”, em homenagem a São João Batista, que consiste em um bando de malucos com martelos e marretas enormes com cargas de pólvoras amarradas na ponta. Com esses instrumentos com potencial letal, eles acertam trilhos de trem, pedaços de concretos e pedras, ocasionando grandes explosões com o impacto. Não é incomum que alguns deles sejam arremessados a metros de altura com a explosão.

Porém, como pode-se imaginar, a brincadeira termina com uma série de feridos, alguns com gravidade. Durante o festival deste ano, realizado na última terça-feira (25), 43 participantes ficaram feridos, sendo um deles com gravidade. Após sua marreta explodir com o impacto, um dos participantes foi arremessado longe, e quebrou a perna, tendo que ser retirado de ambulância do local e levado ao hospital local, onde passou por uma cirurgia.

O festival tem início na lenda de que o explorador Juan de La Vega, que dá o nome a cidade, teve todo seu ouro roubado, e com o auxílio do santo conseguiu recuperar sua fortuna.

Esse ano cerca de 6.000 pessoas participaram da pitoresca comemoração, incluindo os participantes do evento, e mais de 100 policiais, médicos e paramédicos estiveram no local para garantir a segurança e a integridade física de todos.

Autor

Compartilhe