Volkswagen vende mais salsichas que carros

Autor

Categorias

Compartilhe

Com certeza a primeira imagem que vem a sua mente quando se ouve o nome Volkswagen são carros como Fusca, Golf, Gol, entre tantos outros que marcaram e continuam marcando gerações no Brasil e no mundo. Porém, você sabia que o produto mais vendido pela icônica fábrica alemã de veículos não é nenhum carro, mas sim salsichas?

A montadora alemã produz salsichas em uma planta localizada em sua matriz, na cidade de Wolfsburg, na Alemanha, há 47 anos. O tradicional “salsichão alemão” está tão enraizado na cultura da fábrica que possui até um código de produção próprio, semelhante ao utilizado nas peças dos veículos da Volkswagen pelo mundo: 199 398 500 A.

A produção teve início na década de 70 para ser distribuída exclusivamente nas lanchonetes e refeitórios das fábricas da empresa na Alemanha, porém, o sucesso da salsicha da Volkswagen fez com que a empresa começasse a distribuí-la para estádios de futebol e também no comércio local. O sucesso da salsicha da empresa é explicado pela qualidade do produto, que rotineiramente vence concursos e prêmios em feiras de alimentos devido ao sabor, qualidade dos ingredientes e cuidado em sua produção.

A Volkswagen produz anualmente cerca de 6,7 milhões de salsichas em sua fábrica, cerca de 40% delas consumidas internamente por seus empregados. O restante da produção é distribuído em grande parte por uma rede de supermercados da Alemanha, além de ser exportado para 11 países. Infelizmente, as salsichas Volkswagen não estão disponíveis no Brasil.

No início da produção, na década de 70, a Volkswagen produzia todas as salsichas com carne de gado e porco provenientes de uma fazenda de propriedade da empresa, porém, com o aumento exponencial da demanda, hoje além da carne de sua fazenda, ela utiliza proteína proveniente de produtores locais, na região da Bavária. A receita da salsicha é guardada a sete chaves, porém, segundo especialistas seu sucesso se deve ao baixo percentual de gordura disponível no quitute, cerca de 20%, contra 35% de suas concorrentes.

A fábrica de salsichas da Volkswagen, que conta com 30 funcionários, produz diariamente cerca de 20 mil salsichas. Além da salsicha, a fábrica também é responsável pela produção de um ketchup que leva o nome da montadora. Porém, o condimento está longe de alcançar a popularidade da salsicha Volkswagen, e conta com uma produção de “apenas” 600 mil garrafas por ano.

Confira abaixo um vídeo do canal Discovery Channel sobre a produção de salsichas da Volkswagen (em inglês)

Autor

Compartilhe